Família

Esta página apresenta documentos, fotos e outros dados históricos da família Chaves. Ainda não se sabe ao certo quem foram os primeiros Chaves. Eu tenho tentado reunir nesta página algumas das fontes de informação que me parecem mais confiáveis para se consultar. A primeira apresenta uma breve descrição e o brasão da família.

Outra fonte interessante está no site The Internet Surname Database, cuja tradução apresento abaixo.

Este (Chaves) famoso sobrenome espanhol e português encontrado nas grafias de Chavez, Chavey, Chaves e Chauvey, tem pelo menos duas possíveis origens declaradas, ambas de nomes de batismo antigos derivados do Hebrew. O mais comum é como uma forma dos nomes 'Jaime', o inglês 'James' e o italiano 'Jacobus' ou 'Jacomus'. 'Jacobus' ou 'Jacomus' derivam de ‘Jacob’ – significando ‘Deus pode proteger’. O dicionário americano de nomes de famílias (American Dictionary of Family Names) declara que a segunda origem é uma derivação de ‘Isabel’, um nome cristão feminino medieval francês. Infelizmente nenhuma fonte é citada, mas nossa pesquisa sugere que este prognóstico é no melhor dos casos, improvável, pois Isabel é um ‘desenvolvimento’ de ‘Elizabeth’, no século XIII. ‘Elizabeth’ deriva de 'Elish-eba' antes de 1200 a.C. e significa o ‘juramento de Deus’.

Para adicionar confusão, o nome de origem portuguesa é declarado ser de um local e deriva de um lugar chamado ‘Chaves’, uma contorção curiosa do romano (Latin) ´Aquae flaviae’, significando a ‘Nascente de Flavius’, uma antiga cidade com estância termal fundada pelo Imperador Vespasian no século I d.C.

Antigos exemplos de registros da igreja incluem aqueles de Bernarda de Chavey, que casou com Manuel Lorenzo de Eescobar em Córdoba, Espanha, em 1º de julho de 1642, Antonio Chaves de Javier, de San Pedro, Navarra, de 18 de maio de 1660 e Juan Antonio Chavez que casou com Elizabetha Fourquier em Madrid, em 1º de junho de 1742. O brasão concedido aos 'Chaves de Castille' tem um campo dourado com cinco chaves, todas com uma borda azul e um semeado de aspas em ouro.

A primeira grafia registrada do nome da família parece ser de Diego de Chavez, datada de 1531, batizado em Santa Cruz de Teneriffe, durante o reinado do rei Charles 1 da Espanha, 1516 - 1556.

Os sobrenomes tornaram-se necessários quando os governos introduziram as taxas pessoais. Na Inglaterra, isso era conhecido como “Poll Tax”, ou, imposto pago por pessoa. Ao longo dos séculos, sobrenomes em cada país têm continuado a desenvolverem-se frequentemente apresentando surpreendentes variantes das grafias originais.

A árvore genealógica da família Chaves encontra-se disponível para os membros da família no site Geni. Você também pode visualizar parte da árvore dos Chaves mais próximos a mim. Todos os outros Chaves cadastrados no site podem ser encontrados em Chaves no Geni. Caso você seja um Chaves e ainda não está na árvore de nossa família, por favor contate-me.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License